Um assunto
muito polêmico no que diz respeito à responsabilidade social empresarial,
principalmente no ramo de cosméticos é o uso de cobaias.
Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. No entanto, em 2011, ela foi removida da lista de empresas cruelty-free (em português: livre de crueldade) da PETA[i] e incluída na das empresas que sim, fazem testes em animais, pois estava pagando por testes em animais na China, país que ainda exige testes em animais para liberar o comércio de produtos de beleza para sua população. Algumas empresas simplesmente deixam de vender neste país por conta disso, baseado na ética da convicção, mas a Avon provou que toma suas decisões baseada na ética da responsabilidade, dando este grande passo para trás e arriscando sua reputação mundial para não perder o milionário mercado consumidor chinês.
Outra característica da decisão da Avon ter sido baseada na ética da responsabilidade é a ideia de “fazer o maior bem para mais gente”, pois alega que oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesmo e a suas famílias – e a vasta maioria das representantes de vendas são mulheres, incluindo muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas e continua trabalhando para desenvolver alternativas aos testes em animais e segue pressionando autoridades para que suas legislações deixem de exigir os testes em animais.
Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. No entanto, em 2011, ela foi removida da lista de empresas cruelty-free (em português: livre de crueldade) da PETA[i] e incluída na das empresas que sim, fazem testes em animais, pois estava pagando por testes em animais na China, país que ainda exige testes em animais para liberar o comércio de produtos de beleza para sua população. Algumas empresas simplesmente deixam de vender neste país por conta disso, baseado na ética da convicção, mas a Avon provou que toma suas decisões baseada na ética da responsabilidade, dando este grande passo para trás e arriscando sua reputação mundial para não perder o milionário mercado consumidor chinês.
Outra característica da decisão da Avon ter sido baseada na ética da responsabilidade é a ideia de “fazer o maior bem para mais gente”, pois alega que oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesmo e a suas famílias – e a vasta maioria das representantes de vendas são mulheres, incluindo muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas e continua trabalhando para desenvolver alternativas aos testes em animais e segue pressionando autoridades para que suas legislações deixem de exigir os testes em animais.
Abaixo, mais
sobre o compromisso da Avon com o bem estar animal:
![]() |
Fonte: http://www.br.avon.com/PRSuite/whoweare_main.page |
[i] PETA:
People for the Ethical Treatment of Animal (em português: Pessoas pelo
Tratamento Ético dos Animais) é uma organização não governamental de ambiente
fundada em 1980, a qual já conta com mais de 2 milhões de membros e se dedica
aos direitos animais. Para saber mais: http://www.peta.org
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