A California
Perfume Company (CPC), atual Avon, foi criada em 1886 por David H. McConnell,
que trabalhava com venda de livros. Ele próprio criava as fórmulas dos perfumes
e recrutava revendedoras. Ele ofereceu às mulheres, em uma época em que elas
nem tinham o direito ao voto, a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro. O
primeiro produto da California Perfume Company foi o Little Dot Perfume Set,
com cinco fragrâncias.
Em 1896 a
empresa lançou seu primeiro folheto de produtos e entre 1901 e 1911 o número de
revendedoras cresceu rapidamente, devido à alta procura de mulheres pela nova
oportunidade dada pela empresa, tendo em vista que as atividades profissionais
das mulheres nos Estados Unidos limitavam-se basicamente a empregos na
agricultura, em escritórios, indústrias e nos serviços domésticos.
Em 1905 a
empresa lançou uma revista criada especialmente para as revendedoras, com
dicas, conselhos para aumentar as vendas e notícias da empresa e em 1906 os
primeiros anúncios da empresa apareceram na revista Good Housekeeping.
Por volta do
início da Primeira Guerra Mundial, a empresa começou a expandir suas operações
para fora do país. As vendas continuaram a crescer, passando a marca do milhão
de dólares em 1920.
Entre 1928 e
1941 a empresa passou por um momento de pressão devido ao período de declínio
econômico conhecido como a Grande Depressão, que atingiu os EUA e diversos
outros países, porém, apesar disso, a empresa se manteve forte, realizou
promoções reduzindo o preço de alguns produtos em cada campanha, elevando em 70%
as vendas. Também, nesta época, a empresa mudou seu nome para Avon. O nome é
uma referência ao rio que passa em Statford-on-Avon, cidade natal do escritor
inglês William Shakespeare, autor favorito de McConnell.
Em 1946 a Avon
abriu seu capital com ações vendidas a varejo ("over-the-counter" -
OTC).
A partir daí
os negócios da Avon só tenderam ao crescimento, ela se expandiu para diversos
países, a presença da marca no Brasil começou
em São Paulo,
em 1959. Ela iniciou projetos de apoio ao câncer e colocou no mercado diversas
inovações.
Hoje a empresa
é uma das líderes mundiais de mercado, com uma receita anual de mais de US$ 10
bilhões. Atua no setor de beleza e de moda e tem várias marcas reconhecidas no
mercado. No Brasil, ela possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três
centros de distribuições localizados em São Paulo, Ceará e Bahia.
A Avon é uma empresa
voltada para a mulher, líder mundial em venda direta. Em todo o mundo, mais de
6,4 milhões de revendedores autônomos levam produtos Avon para mais de 300
milhões de consumidores, em mais de 100 países, e compartilham com eles também
informações sobre as formas de combater a violência doméstica e o câncer de
mama. Eles consideram cada revendedor Avon um exemplo de empreendedorismo e
ação social.
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