sexta-feira, 9 de agosto de 2013

História



A California Perfume Company (CPC), atual Avon, foi criada em 1886 por David H. McConnell, que trabalhava com venda de livros. Ele próprio criava as fórmulas dos perfumes e recrutava revendedoras. Ele ofereceu às mulheres, em uma época em que elas nem tinham o direito ao voto, a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro. O primeiro produto da California Perfume Company foi o Little Dot Perfume Set, com cinco fragrâncias.



Em 1896 a empresa lançou seu primeiro folheto de produtos e entre 1901 e 1911 o número de revendedoras cresceu rapidamente, devido à alta procura de mulheres pela nova oportunidade dada pela empresa, tendo em vista que as atividades profissionais das mulheres nos Estados Unidos limitavam-se basicamente a empregos na agricultura, em escritórios, indústrias e nos serviços domésticos.
Em 1905 a empresa lançou uma revista criada especialmente para as revendedoras, com dicas, conselhos para aumentar as vendas e notícias da empresa e em 1906 os primeiros anúncios da empresa apareceram na revista Good Housekeeping.
Por volta do início da Primeira Guerra Mundial, a empresa começou a expandir suas operações para fora do país. As vendas continuaram a crescer, passando a marca do milhão de dólares em 1920.
Entre 1928 e 1941 a empresa passou por um momento de pressão devido ao período de declínio econômico conhecido como a Grande Depressão, que atingiu os EUA e diversos outros países, porém, apesar disso, a empresa se manteve forte, realizou promoções reduzindo o preço de alguns produtos em cada campanha, elevando em 70% as vendas. Também, nesta época, a empresa mudou seu nome para Avon. O nome é uma referência ao rio que passa em Statford-on-Avon, cidade natal do escritor inglês William Shakespeare, autor favorito de McConnell.




Em 1946 a Avon abriu seu capital com ações vendidas a varejo ("over-the-counter" - OTC).

A partir daí os negócios da Avon só tenderam ao crescimento, ela se expandiu para diversos países, a presença da marca no Brasil começou em São Paulo, em 1959. Ela iniciou projetos de apoio ao câncer e colocou no mercado diversas inovações.

Hoje a empresa é uma das líderes mundiais de mercado, com uma receita anual de mais de US$ 10 bilhões. Atua no setor de beleza e de moda e tem várias marcas reconhecidas no mercado. No Brasil, ela possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuições localizados em São Paulo, Ceará e Bahia.

A Avon é uma empresa voltada para a mulher, líder mundial em venda direta. Em todo o mundo, mais de 6,4 milhões de revendedores autônomos levam produtos Avon para mais de 300 milhões de consumidores, em mais de 100 países, e compartilham com eles também informações sobre as formas de combater a violência doméstica e o câncer de mama. Eles consideram cada revendedor Avon um exemplo de empreendedorismo e ação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário