sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Instituto Avon convida lideranças do mundo corporativo a abraçar a causa da luta contra a violência doméstica

A Avon foi uma das principais patrocinadoras do Women’s Forum Brazil 2013, realizado nos dias 17 e 18 de junho em São Paulo. O evento contou com a participação de mais de 500 representantes nacionais e internacionais das áreas de negócios, investimento social e defesa dos direitos da mulher, com objetivo de debater as condições sociais e econômicas que são decisivas para o avanço das mulheres no ambiente corporativo.
O Instituto Avon marcou presença no evento, divulgando com ênfase a causa do combate à violência doméstica e convidando todos os líderes a se juntarem à organização nessa empreitada. Todos os participantes, em sua maioria mulheres com alto poder de influência e ação, receberam a Gargantilha da Atitude e um cartão falando sobre a importância dessa campanha. Muitas já colocaram imediatamente o acessório, que tem sido vendido nos folhetos da Avon para arrecadar fundos para ações que são apoiadas na causa Fale Sem Medo, Não à Violência Doméstica.
A Avon complementou a ação do Instituto, com fortes participações em painéis. Um deles, por exemplo, contou com a participação de cinco executivas do Brasil e da África do Sul, que contaram suas histórias inspiradoras como profissionais e falaram sobre desafios para a mulher construir uma carreira de sucesso. Uma das participantes foi a vice-presidente de recursos humanos da Avon, Alessandra Ginante, que também ocupa o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Avon.
“A mulher é a essência da Avon, e por esse motivo é nossa prioridade a troca de experiência e conhecimento com as demais lideranças que estão construindo a cultura organizacional e social para o desenvolvimento feminino”, afirma Alessandra.
Por liderar uma companhia que trabalha pela mulher, o presidente da Avon Brasil, David Legher, foi incluído no grupo CEO Champions, formado por líderes corporativos que investem no fortalecimento da mulher em diversas áreas. Essa nomeação representa um reconhecimento pelas iniciativas da Avon no sentido de eliminar qualquer tipo de desigualdade de gênero dentro da companhia e trabalhar pelo fortalecimento da mulher por meio de apoio a projetos em todo o Brasil. O Instituto Avon, por exemplo, já direcionou mais de R$ 43 milhões para ações voltadas para o fim da violência doméstica e a diminuição da mortalidade por câncer de mama no país.

O empenho da organização em divulgar essa causa tão importante demonstra o quão importante é a saúde das consumidoras para a empresa. A Avon procura participar e promover eventos constantes sobre a causa, procurando atrair cada vez mais a atenção da sociedade para o sofrimento de muitas mulheres que, muitas vezes, não possuem coragem o suficiente para procurar solucioná-lo.
Outras informações podem ser encontradas no site: http://www.institutoavon.org.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Avon faz recall de xampu devido a bactéria que pode causar infecção


Em dezembro de 2012 mais de 500 frascos, vindos do lote LP 3182, do xampu da linha Avon Care Hidratante em embalagem de um litro, fabricados em 13 de novembro e com validade até 2015, começaram a ser recolhidos do mercado brasileiro pela Avon devido à uma bactéria que foi identificada na fórmula do produto que, uma vez em contato com a pele ou olhos de consumidores com sistema imunológico debilitado ou que já possuam qualquer ferida ou inflamação em sua pele ou olhos, tem o potencial de causar ou agravar qualquer eventual quadro infeccioso.
Comunicado de recall divulgado pela Avon:
"Como medida de precaução e reafirmando o compromisso com a satisfação e o respeito aos seus consumidores, a Avon Cosméticos está voluntariamente recolhendo 558 unidades do Shampoo Avon Care Hidratante 1 litro do lote LP 3182, com data de fabricação de 13/11/2012 e validade até novembro de 2015.
Ao concluir os testes microbiológicos de qualidade, por amostragem, foi constatado pelo rigoroso controle de qualidade da empresa que tal lote apresentava contagem microbiológica acima dos limites de controle estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio da Resolução 481/99.
Embora a probabilidade de qualquer impacto na segurança do produto e de seu usuário seja baixa, recomendamos a interrupção do uso desse produto e informamos que realizaremos sua substituição e também entregaremos um produto adicional, sem qualquer custo ao consumidor.
Nós já identificamos e contatamos a maioria das revendedoras que compraram as 558 unidades e nosso time de vendas está agora recolhendo e substituindo o produto. Além de falar com as revendedoras Avon, os consumidores podem também entrar em contato com o Call Center Avon pelo telefone 0800 708 2866 ou via email através da seção ‘Fale Conosco’ no site www.avon.com.br para a substituição do produto ou informações adicionais.
A prioridade número um da Avon é assegurar a segurança e eficácia de nossos produtos. Como uma das marcas mais confiáveis do mundo há 126 anos, a segurança dos produtos é uma marca do compromisso.”
            Em um momento que poderia fragilizar a reputação da marca, a Avon, em seu comunicado divulgando o recall, deixa claro seu compromisso, preocupação e transparência com seus clientes e suas revendedoras, se colocando à disposição de todos, reforçando que, apesar deste produto ter sido colocado em circulação, a empresa possui um sistema rigoroso de qualidade e que também está disposta a assumir o “prejuízo” publicamente se de alguma forma o produto oferecer risco a saúde e a segurança dos consumidores.
Com esta iniciativa, a Avon, ao invés de perder clientes, consegue reforçar a relação consumidor-empresa e demonstrar que ela realmente cumpre com seus valores, que incluem “integridade e confiança”.

Isto pode justificar a visibilidade que a marca tem hoje, retendo clientes e revendedoras e criando uma barreira para novos entrantes no mercado em que atua.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Instituto Avon apoia a luta pelo diagnóstico precoce do câncer de mama

Uma grande conquista dos pacientes de câncer é a Lei 12.732/12 que obriga o SUS a iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico no prontuário médico. A lei entrou em vigor dia 23 de maio, no dia seguinte à 5ª Conferência Nacional de Primeiras Damas, que foi realizada em Brasília pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) com o apoio do Instituto Avon.


Maira Caleffi (presidente voluntária da Femama e do Imama); senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e Ilza Maria Santos Queiroz, primeira dama do Distrito Federal.

Esse encontro reuniu 150 lideranças femininas de vários estados e municípios brasileiros, com o objetivo de debater e encaminhar programas de saúde que melhorem o acesso e o atendimento qualificado e ágil para a paciente de câncer de mama.
“O que nós percebemos em contato com as ONGs que se articulam com a Femama nos demais estados é que embora a lei tenha essa exigência de que o tratamento tenha início, no máximo, 60 dias após o diagnóstico, o processo tem demorado mais, porque o prazos da rede pública para as consultas e exames são longos”, afirma a assessora de planejamento e eventos da Femama, Lauren Caleffi. “Por esse motivo queremos um convênio com o Ministério Público e Defensoria Pública para produzir e divulgar uma cartilha de orientação para a paciente que não conseguir ser atendida no prazo previsto em lei”, completa.
Participaram da conferência as primeiras damas de diversos estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Espírito Santo e outros. Entre os convidados para abertura estavam a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Cristina Peduzzi, a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), a deputada federal Maria Aparecida Borghetti (PP/PR), a primeira dama do Distrito Federal, Ilza Maria Santos Queiroz, a coordenadora geral de Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Maria de Lourdes Alves Rodrigues, e outros representantes da área da saúde.

O Instituto Avon acredita em ações transformadoras. Sua filosofia é a de que a mobilização da sociedade civil pode trazer resultados com real capacidade de mudar para melhor a realidade da mulher brasileira. O instituto tem a missão de divulgar esta informação para as brasileiras que sofrem com o câncer, que muitas não sabem destes prazos que o SUS estabelece e que podem ser beneficiadas com isso. Para maiores informações sobre a Lei 12.732/12 e a sua vigência, entrem no site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12732.htm

domingo, 18 de agosto de 2013

Pelo lado de dentro: O Código de Conduta Empresarial e Ética

A Responsabilidade Social de uma empresa vai muito além de programas e ações destinados a comunidade onde está localizada. Um controle interno rígido para nortear as ações de todos os envolvidos na empresa é essencial para manter sua integridade.
Com isto em mente, a Avon conta com um Código de Conduta Empresarial e Ética, que descreve as políticas e práticas da Avon, destinadas a promover um comportamento ético e lícito e uma conduta adequada. O Código também fornece informações sobre como fazer corretamente perguntas e relatórios às instâncias de um eventual descumprimento. Este código está traduzido em 10 idiomas, de forma a ser acessível a todos os seus associados. A empresa também realiza uma pesquisa anual que faz perguntas específicas sobre o cumprimento do código e exige a certificação de conformidade com o código.
Todos os associados da Avon são obrigados a comunicar qualquer violação da ética e conformidade. Opções para comunicar incluem falar com os seus gestores ou um membro do Comitê de Compliance e/ou reportar, anonimamente, se quiserem, diretamente via e-mail ou o pela Linha de Ajuda de Integridade da Avon (https://secure.ethicspoint.com/domain/media/pt/gui/25063/index.html). A investigação apropriada será realizada e, nos termos do Código, qualquer associado que cometer uma infração estará sujeito a medidas disciplinares, até inclusive demissão. Associados que estão conscientes de uma violação, mas não relatam também são responsabilizados.
A Avon não tolera qualquer tipo de retaliação por qualquer conselheiro, diretor ou outro associado, ou por qualquer vendedor ou fornecedor externo, contra qualquer pessoa que relatou um incidente ou suspeita de incidente.

sábado, 17 de agosto de 2013

E Não Para Por Aí...

Por atuar em diversos países, a Avon também promove ações de participação global. Para tanto, a empresa realizou uma mobilização em mais de 65 países e contribuiu com valor de US$ 1 milhão para a ONG The Nature Conservancy - TNC, lançando o programa Viva o Amanhã Mais Verde.

A quantia doada tem como objetivo realizar o plantio e regeneração assistida de 1 milhão de árvores na Mata Atlântica da América do Sul, bem como arrecadar fundos para restaurar seu ecossistema a um custo de apenas US$ 1 dólar por árvore. São somados ao valor arrecadado os recursos de parceiros locais, buscando a sobrevivência e perpetuação deste importante bioma brasileiro e consequentemente contribuindo para o abastecimento de água em qualidade e quantidade e a regulação do clima.

O projeto firma o compromisso da Avon com o meio ambiente através de ações que vão desde a redução de emissão de gases de efeito estufa ao uso de padrões ambientalmente aceitáveis para suas novas construções, apelidadas de prédios “verdes”. Devido a esse esforço, no ano de 2009 a Avon foi classificada pela revista Newsweek como a empresa de número 25 dentre as 500 maiores corporações preocupadas com o meio ambiente nos Estados Unidos.


A força da Avon no projeto está no seu networking, através de sua extensa rede de contatos – revendedoras/clientes, conforme exposto pela presidente e CEO da Avon Products Inc. Andrea Jung, “Nós da Avon conhecemos a força de uma ação individual e a capacidade de nossa empresa e nossa gente de concretizar ações importantes por meio de gestos simples. Com este grande contingente global de pessoas, a Avon pode fortalecer um movimento feminino global pelo meio ambiente e ajudar a educar e engajar milhões de outras pessoas no esforço em prol da Mata Atlântica – é possível ajudar a salvar o planeta com apenas US$ 1 dólar.”

Mais detalhes do projeto e da campanha podem ser obtidos através de consulta ao site http://www.vivaoamanhamaisverde.com.br/.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apresentação do Instituto Avon

A Avon realiza programas e ações de responsabilidade social com o objetivo de promover a saúde e segurança de suas consumidoras. Nesse contexto, a empresa criou o Instituto Avon, que atua em alinhamento com o Avon Foundation, uma organização não-governamental com sede em Nova York que direciona os investimentos sociais da Avon Global.
Os projetos realizados por este instituto são bastante amplos e, por isso, procuraremos explicá-los de maneira detalhada ao longo das postagens que serão realizadas. Dessa maneira, gostaríamos de apresentar a definição do Instituto Avon e sua missão.
Instituto Avon
"O Instituto Avon foi criado em 2003, com a missão de direcionar o investimento social da Avon no Brasil, como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. A mulher é o foco das ações do Instituto, por isso, tudo o que possa promover a qualidade de vida de forma integral está entre as prioridades da organização. Essa preocupação inspira a definição das causas, os critérios para seleção de projetos apoiados e todo o trabalho da equipe, assim como a relação com parceiros e colaboradores. O Instituto Avon acredita em ações transformadoras. Sua filosofia é a de que a mobilização da sociedade civil pode trazer resultados com real capacidade de mudar para melhor a realidade da mulher brasileira. A forma prática de colocar essa filosofia em ação é identificar, fortalecer e fomentar a rede de organizações existentes, apoiando projetos e incentivando a troca de experiências. Em nome dessa missão e baseado em critérios técnicos e éticos, como articulador, o Instituto Avon destina recursos financeiros a projetos operados por terceiros. Durante a fase de execução, gerencia todo o recurso investido, monitorando as ações e os resultados. Tudo isso para a mulher brasileira ser mais saudável, feliz, ter consciência plena de seus direitos. E, alcançar uma condição de vida com qualidade. Esse trabalho integra-se ao posicionamento da Avon desde seu surgimento, há mais de 120 anos: a certeza de que a força da ação conjunta, em rede de relacionamentos, é capaz de promover grandes conquistas. Não somente em relação a negócios, como também a causas que possam trazer mais autonomia e fortalecimento para as mulheres, e, em consequência, para toda a sociedade."
Missão:
"A mulher é o foco das ações sociais do Instituto Avon. Por isso, tudo o que possa promover sua qualidade de vida de forma integral está entre as prioridades da organização. Essa preocupação inspira a definição das causas, os critérios para seleção de projetos apoiados e todo o trabalho da equipe, assim como de seus parceiros e colaboradores. O Instituto acredita em ações transformadoras. Sua filosofia é a de que a mobilização da sociedade civil pode trazer resultados com real capacidade de mudar para melhor a realidade da mulher brasileira. A forma prática de colocar essa filosofia em ação é identificar, fortalecer e fomentar a rede de organizações existentes, apoiando projetos e incentivando a troca de experiências. Em nome dessa missão e baseado em critérios técnicos e éticos, destina essa verba a projetos operados por terceiros. Durante a fase de execução, gerencia todo o recurso investido, monitorando as ações e os resultados. Tudo isso para a mulher brasileira ser mais saudável, feliz e ter consciência plena de seus direitos. E, alcançar uma condição de vida com qualidade."

São duas as principais causas nas quais o Instituto Avon desenvolve em prol da mulher: Avon Contra o Câncer de Mama e Avon Fale Sem Medo - Não à Violência Doméstica.
Como já dito, ao longo dos posts procuraremos divulgar as ações de cada um desses programas, ressaltando a importância que a empresa dá à saúde de suas consumidoras. Para maiores detalhes acesse o site do Instituto Avon: http://www.institutoavon.org.br/

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

História



A California Perfume Company (CPC), atual Avon, foi criada em 1886 por David H. McConnell, que trabalhava com venda de livros. Ele próprio criava as fórmulas dos perfumes e recrutava revendedoras. Ele ofereceu às mulheres, em uma época em que elas nem tinham o direito ao voto, a oportunidade de ganhar o próprio dinheiro. O primeiro produto da California Perfume Company foi o Little Dot Perfume Set, com cinco fragrâncias.



Em 1896 a empresa lançou seu primeiro folheto de produtos e entre 1901 e 1911 o número de revendedoras cresceu rapidamente, devido à alta procura de mulheres pela nova oportunidade dada pela empresa, tendo em vista que as atividades profissionais das mulheres nos Estados Unidos limitavam-se basicamente a empregos na agricultura, em escritórios, indústrias e nos serviços domésticos.
Em 1905 a empresa lançou uma revista criada especialmente para as revendedoras, com dicas, conselhos para aumentar as vendas e notícias da empresa e em 1906 os primeiros anúncios da empresa apareceram na revista Good Housekeeping.
Por volta do início da Primeira Guerra Mundial, a empresa começou a expandir suas operações para fora do país. As vendas continuaram a crescer, passando a marca do milhão de dólares em 1920.
Entre 1928 e 1941 a empresa passou por um momento de pressão devido ao período de declínio econômico conhecido como a Grande Depressão, que atingiu os EUA e diversos outros países, porém, apesar disso, a empresa se manteve forte, realizou promoções reduzindo o preço de alguns produtos em cada campanha, elevando em 70% as vendas. Também, nesta época, a empresa mudou seu nome para Avon. O nome é uma referência ao rio que passa em Statford-on-Avon, cidade natal do escritor inglês William Shakespeare, autor favorito de McConnell.




Em 1946 a Avon abriu seu capital com ações vendidas a varejo ("over-the-counter" - OTC).

A partir daí os negócios da Avon só tenderam ao crescimento, ela se expandiu para diversos países, a presença da marca no Brasil começou em São Paulo, em 1959. Ela iniciou projetos de apoio ao câncer e colocou no mercado diversas inovações.

Hoje a empresa é uma das líderes mundiais de mercado, com uma receita anual de mais de US$ 10 bilhões. Atua no setor de beleza e de moda e tem várias marcas reconhecidas no mercado. No Brasil, ela possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuições localizados em São Paulo, Ceará e Bahia.

A Avon é uma empresa voltada para a mulher, líder mundial em venda direta. Em todo o mundo, mais de 6,4 milhões de revendedores autônomos levam produtos Avon para mais de 300 milhões de consumidores, em mais de 100 países, e compartilham com eles também informações sobre as formas de combater a violência doméstica e o câncer de mama. Eles consideram cada revendedor Avon um exemplo de empreendedorismo e ação social.

Responsabilidade AVON

Este blog foi criado pelas alunas da Escola Superior de Administração e Gestão a ESAGS e tem uma de suas sedes em Santos na baixada santista. O mesmo tem por objetivo comentar e analisar ações de responsabilidade social e ambiental de uma empresa específica que no caso é a Avon. A partir da matéria de Gestão da reputação, em qual vamos nos basear para fazer comentários e melhor analisar as ações da empresa. Nos últimos vinte anos começaram a haver mudanças no pensamento dos gestores em geral que antes só pensavam em como poderiam maximizar seus lucros, hoje a sociedade também esta inserida na empresa. Responsabilidade social e ambiental pode ser definida como ações e atividades humanas que tem o objetivo de suprir as necessidades dos seres humanos, evitando agredir o meio no qual vivemos. Ele está correlacionado com o desenvolvimento econômico das empresas, sem que comprometa o futuro das próximas gerações. Segundo o site http://www.responsabilidadesocial.com a responsabilidade social ela é plural, distributiva, sustentável e transparente. É plural porque a empresa deve prestar contas não só para os acionistas, mas também para seus funcionários, mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, é claro nas comunidades em que atua. É distributiva porque a organização tem que se preocupar com toda a cadeia produtiva não só com o seu produto final. É sustentável porque uma atitude responsável pode garantir a não escassez de um recurso, a prevenção de riscos futuros e o impacto ambiental. E também é transparente porque as empresas são obrigadas a divulgar seu desempenho social e ambiental e o impacto de suas atividades. Portanto, toda semana haverá postagens sobre a Avon comentando e avaliando suas atitudes perante a sociedade.